domingo, 17 de abril de 2011

Governo estuda proposta para fabricar bola 100% ecológica





Um projeto para fabricação de bolas ecológicas para futebol e voleibol, que tem como matéria-prima o látex extraído dos seringais está sendo discutido no âmbito da Secretaria de Estado dos Esportes, da Cultura e do Lazer. O secretário Francisco Leilson ‘Chicão’, o secretário adjunto da Justiça, Zaqueu Vieira, o empresário Jaime Rodrigues e técnicos do governo se reuniram para discutir o projeto ecológico “Ecoball”, apresentado pela empresa paulista Ecológica Indústria e Comércio de Produtos de Látex.
O empresário explicou que o objetivo é chamar atenção para Copa do Mundo. “Imagine só a repercussão que iríamos ter se a bola da Copa fosse 100% brasileira, feita a partir de materiais renováveis e que não agridem o meio ambiente. Seria um ótimo marketing, principalmente para o nosso país que muitas vezes é notícia por conta do descaso com suas florestas” destacou.

Rodrigues quer produzir o material em Rondônia e afirma que a ação “garante o reflorestamento comercial, a geração de empregos diretos no meio rural, indiretos na cadeia produtiva do látex região Amazônica”. De acordo ele, a produção segue os padrões determinados pelas Federações Estaduais, Confederação Brasileira e a Federação Internacional de Voleibol.

Zaquel Viera viu no projeto uma forma de trabalhar a ressocialização nas penitenciárias do Estado. “Temos em Porto Velho o Pintando a Liberdade e em Ji-Paraná um projeto onde os detentos já fabricam bolas, só que com laminado flexível. Agora queremos afinar essa proposta para que a fabricação seja 100% ecológica”, disse o secretário da Sejus.

O titular da Secel, Chicão, acredita que parcerias entre as secretarias estaduais e municipais são a melhor forma de executar o projeto. “Essa é uma ótima proposta, que vai beneficiar toda população. Trabalharmos os cuidados com o meio ambiente e ainda a ressocialização dos apenados é o tipo de ação que se encaixa nas ideias do governo Confúcio Moura” afirmou.

A gerente de Esportes, Rose Rivero, lembrou que já estão no fim os preparativos para colocar os aparelhos desportivos do Estado em funcionamento. “Poderíamos utilizar as bolas para fazer um teste e em seguida produzir um relatório sobre a viabilidade do material, uma resposta que deve favorecer ambas as partes, pois além dos fabricantes poderem aprimorar a produção vamos ter a comprovação da funcionalidade do material na prática” declarou.

Ao final do encontro o secretário da Secel solicitou a oficialização do projeto e sugeriu ainda o estudo para a produção de tatames, piso emborrachado, saco de box, raquete de tênis de mesa entre outros produtos para prática esportiva.


Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário