domingo, 17 de abril de 2011

Assembléia realiza sessão especial de lançamento da Campanha da Fraternidade





O plenário e as galerias da Assembléia Legislativa foram tomadas na manhã desta quarta-feira (13 de Abril) por católicos e cristãos de outras denominações, durante a sessão especial de lançamento da Campanha da Fraternidade 2011, com o tema “Fraternidade e vida no planeta”.

Proposta pelo deputado estadual Jesualdo Pires (PSB), a sessão especial reuniu lideranças católicas, como o arcebispo da capital, Dom Moacyr Grechi, o bispo emérito de Ji-Paraná, Dom Antonio Possamai, o bispo da diocese de Ji-Paraná, Bruno Pedron, o padre Luiz Ceppi, secretário executivo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, regional Noroeste (CNBB/NO).
“A Campanha neste ano nos remete à uma reflexão sobre a necessidade do equilíbrio entre crescimento e meio ambiente. E a Assembléia está aberta à discussão do tema, para a construção de um novo modelo que combine progresso e preservação”, destacou Jesualdo.
Na mesma sessão, o arcebispo da capital foi agraciado com a moção de louvor, por seus inúmeros trabalhos prestados ao Estado. De iniciativa do deputado Adelino Follador (DEM), a moção foi aprovada por unanimidade na Casa.
“Somos uma família de irmãos, com um só pai. Mas, é preciso mudarmos a nossa relação, o nosso tratamento com a terra-mãe, valorizando a obra da criação de Deus”, disse Dom Moacyr, agradecendo aos deputados pela honraria.
Para Follador, a moção é um reconhecimento pelo trabalho do arcebispo na capital e na Amazônia. “Em sua trajetória, ele sempre se posicionou a favor dos humildes, do meio ambiente e pregando o diálogo”, frisou.
Para o arcebispo, “tudo o que Deus fez é bom e não podemos destruir. É por isso que a Campanha chama à reflexão sobre o nosso papel, como cristãos, na mobilização por um planeta equilibrado”.
O bispo Possamai observou que “a terra é criatura de Deus e ela sofre. Todos juntos, podemos fazer muito mais e mudarmos esse modelo de crescimento a todo custo”. Os deputados estaduais Epifânia Barbosa (PT), Ana da 8 (PTdoB), Euclides Maciel (PSDB), Marcelino Tenório (PMN), Ribamar Araújo (PT), Zequinha Araújo (PMDB) e Edson Martins (PMDB).
“É tempo de reflexão e de mudança de prioridades. Não somente o crescimento, mas a preservação precisa estar na pauta política, religiosa e social”, afirmou Epifânia.
Para o deputado Euclides Maciel, “um péssimo exemplo são as usinas, que não nos respeitam, não respeitam o meio ambiente e querem lucro a todo o custo”. Já Zequinha Araújo destacou que sempre tem acompanhado e apoiado as campanhas da Fraternidade, “que sempre debatem temas que despertam a consciência cidadã, e cristã, das pessoas”.

Fonte:ALE/RO-Decom 

Nenhum comentário:

Postar um comentário